Quem é?

Graduação: Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2007)

Especialização: "Docência em EaD" pela Universidade de Fortaleza (2011)

Mestrado: Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014).

Experiência:
- Trabalhou como professor-tutor de Ensino à Distância do Instituto UFC Virtual nas disciplinas da graduação dos Cursos de Letras Português e Letras Inglês
- Professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2014 - 2016)
- Professor efetivo pela Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC (2010 - 2016)
- Professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA - do Curso de Letras Português (2016 - Atual)

Área de estudo: área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica social, hipertexto, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e novas tecnologias. 


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5651969432136363

Dissertação: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8905

Contatos: marilio.nogueira@ufra.edu.br, mariliosn@gmail.com


PROJETO DE PESQUISA

2012 -2014
O uso da multimodalidade em materiais didáticos virtuais do curso de licenciatura em Letras Inglês, na modalidade sem-presencial, da Universidade Federal do Ceará

Descrição: Este projeto pretende realizar uma análise de elementos multimodais em materiais hipertextuais em EaD.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Fabiola Vasconcelos Lopes - Integrante / Marílio Salgado Nogueira - Coordenador.

2005 - 2006
Texto Eletrônico e Letramento: análise da produção textual de alunos de língua na Internet

Descrição: Investigação sobre escrita e letramento no ensino/aprendizagem de línguas através da Internet. Análise de aspectos de produção do texto manuscrito ou eletrônico, vistos respectivamente como produtos, processo ou interação. Formas e níveis de organização textual. Estrategias para redigir na ótica do aprendiz e/ou do leitor redator proficientes. Contextos sociais de uso de escrita. Relações entre tecnologia da informação e letramento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradução: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Antônia Dilamar Araújo - Coordenador / Marílio Salgado Nogueira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2003 - 2005
Texto Eletrônico e Letramento: caracterização e estrategias de leitura de hipertextos (SITES) em língua inglesa

Descrição: Investigação sobre leitura e letramento no ensino/aprendizagem de línguas através de sites destinados ao ensino da língua inglesa. Análise de aspectos da compreensão do texto manuscrito ou eletrônico(EM SITES), vistos respectivamente como produtos, processo ou interação. Formas e níveis de organização textual. Estrategias para ler na ótica dos aprendizes proficientes. Contextos sociais de uso da leitura. Análise de aspectos estruturais de sites educacionais. Relações entre tecnologia da informação e letramento.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradução: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Antônia Dilamar Araújo - Coordenador / Marílio Salgado Nogueira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8



PROJETO DE EXTENSÃO

2012 - 2012
1) Curso de Extensão: Inglês para Fins Específicos
    Período: 20 de abril a 29 de junho de 2012
    Carga horária: 24h/a
    Cod.: HC.2012.CS.0734

2) Curso de Extensão: Inglês para Fins Específicos
    Período: 09 de novembro a 14 de dezembro de 2012
    Carga horária: 24h/a
    Cod.: HC.2012.CS.0734


ALGUMAS PRODUÇÕES


2012 - 2012